O marketing por email pode realmente ser muito mais eficaz do que a maioria das pessoas pensa. Muitos proprietários de empresas não investem muito tempo, energia ou dinheiro para orquestrar uma campanha de marketing por e-mail porque acreditam erroneamente que todo o marketing por e-mail é visto como spam. No entanto, isso simplesmente não é verdade. Os proprietários de empresas que descobriram como fazer marketing via e-mail com sucesso, desfrutam de muito sucesso com esse tipo de marketing. Este artigo discutirá como o marketing por email pode ser bem-sucedido e fornecerá informações sobre como determinar como o marketing por email está sendo recebido.
Antes de podermos discutir como determinar a reação à sua campanha de marketing por email, é importante que os proprietários de empresas entendam como planejar e executar uma campanha de marketing por email que seja bem-sucedida. Talvez um dos elementos mais importantes do tipo de campanha seja garantir que seus esforços de marketing não sejam vistos pelos destinatários como spam. Uma maneira de fazer isso é desenvolver cuidadosamente sua lista de distribuição de e-mail. Embora você possa atingir um grande público enviando seus materiais de marketing por e-mail para uma grande lista de e-mail, isso não é eficaz quando você não sabe muito sobre se os membros dessa lista de e-mail estarão ou não interessados em seus produtos ou serviços. É importante notar que atingir um grande público não é mais importante do que atingir um público altamente segmentado.
Concentrar seus esforços de marketing por email em milhões de destinatários que não têm um interesse específico em seus produtos ou serviços não é tão eficaz, concentrar seus esforços de marketing em apenas centenas de destinatários de email que provavelmente estarão muito interessados em seus produtos ou serviços. Isso ocorre porque você tem muito mais probabilidade de gerar vendas em um grupo-alvo pequeno do que em um grupo grande sem um foco específico.
Agora que você sabe um pouco sobre o marketing por email e como ele pode ser eficaz, pode estar se perguntando como pode determinar a eficácia de seus esforços de marketing por email a longo prazo. Isso é importante porque não vale a pena investir muito tempo, energia e dinheiro em uma campanha de email marketing se seus esforços não estiverem gerando resultados. Da mesma forma, se sua campanha de marketing por e-mail for amplamente bem-sucedida, convém considerar a organização de esforços de marketing adicionais para aumentar seu sucesso. Recomendamos www.Automatic-Responder.com se você ainda não tiver um serviço de resposta automática.
Pesquisas com clientes são uma das maneiras mais fáceis de avaliar a reação à sua campanha de marketing por e-mail. Pedir ao cliente para preencher pesquisas simples ao fazer uma compra pode fornecer uma grande quantidade de informações, dependendo das perguntas que você fizer. Perguntas como onde o cliente tomou conhecimento de seus produtos e serviços podem parecer inócuas, mas essas informações podem ser bastante úteis para o proprietário da empresa. Saber onde um cliente ficou sabendo dos produtos e serviços que você oferece fornece um excelente feedback sobre quais esforços de marketing estão gerando mais interesse. Se você receber muitas respostas informando que os clientes aprenderam sobre seus produtos ou serviços por e-mail, é uma boa indicação de que sua campanha de marketing por e-mail é eficaz.
Outra forma muito popular de avaliar a reação aos seus esforços de marketing por e-mail é monitorar de perto sua taxa de vendas, bem como o tráfego do seu site, imediatamente após enviar um novo e-mail aos membros de sua lista de distribuição. Isso pode ser útil porque um aumento nas vendas ou no tráfego do site após a emissão de um e-mail é uma forte indicação de que o e-mail foi bem recebido e incentivou os destinatários a visitar o site e fazer compras. No entanto, há uma ressalva a este método de avaliação. Pode ser muito difícil determinar se os e-mails causaram ou não o aumento no tráfego do site e nas vendas se mais de um esforço de marketing foi feito ao mesmo tempo. Por exemplo, se você enviar um e-mail ao mesmo tempo em que lança um banner, não poderá determinar qual é o mais eficaz e está impulsionando o aumento nas vendas e no tráfego.