Você é um autor que gostaria de publicar um livro? Se você for, e se for atualmente um autor não publicado, você pode fazer qualquer coisa para ver seu livro impresso. Por melhor que seja ter objetivos e sonhos, também é importante ter o conhecimento ao seu lado. Se você não proceder com cautela, poderá ser vítima de alguns golpes comuns de publicação de livros.
A menos que você decida publicar um livro por conta própria, nunca deverá pagar a uma editora para publicar seu livro. Na verdade, deveria ser o contrário. Sim, a maioria dos editores fica com uma porcentagem do dinheiro que você ganha, mas essa porcentagem nem sempre é comentada. A maioria dos editores conhecidos oferece uma taxa fixa ou um pagamento adiantado. Se o pagamento de royalties for decidido, uma porcentagem específica será acordada.
Indivíduos ou empresas que afirmam que você deve pagar para publicar seu livro provavelmente estão apenas tentando enganá-lo. Eles estão atrás de duas coisas, seu material ou seu dinheiro. Provavelmente, seu livro pode nunca ser publicado, mas se você assinar um contrato, a pessoa ou empresa em questão pode possuir as palavras que você escreveu. Por esse motivo, nunca, em hipótese alguma, você deve pagar a uma editora para publicar seu livro para você.
Além das editoras de livros, também é importante agir com cautela no que se refere a agentes e editores literários. Os editores são recomendados, pois eles provavelmente encontrarão erros gramaticais que você pode ter perdido. O que você vai querer fazer, no entanto, é ter cuidado com quem você contrata. Nunca pague a alguém para ler um livro que você nunca ouviu falar. Uma vez que você pode não conhecer muitos editores ou nenhum, a quantidade adequada de pesquisa deve ser feita. Procure revisões de editores online ou peça recomendações a outros escritores publicados.
Em termos de agentes literários, a mesma quantidade de pesquisa deve ser feita. Você sabia que muitas editoras evitam trabalhar com certos agentes literários? Aqueles que não exibem seus livros adequadamente ou aqueles que os deturpam, desenvolvem uma má reputação. A última coisa que você quer é seu nome e livro anexados a um agente literário de má reputação.
Quanto aos golpes associados a agentes literários, é importante ter cuidado com o pagamento. Um agente literário ou agência que pede o pagamento antecipado é um bom sinal de fraude. Essa taxa costuma ser chamada de taxa de leitura. O que você precisa saber é que muitos agentes literários recebem uma porcentagem da quantia de dinheiro que você ganha quando assina um contrato com uma editora. De certa forma, isso pode servir como garantia de que você receberá resultados de qualidade, garantidos. Os editores que aceitam taxas iniciais podem posteriormente decidir não aceitá-lo como cliente ou podem simplesmente pegar seu dinheiro e fugir.
Ao tentar publicar um livro, os golpes mencionados acima são apenas alguns dos muitos que você deve ter em mente. Se uma oferta, um agente literário ou um editor parece bom demais para ser verdade, é provável que sim.